sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ordem do Mérito Cultural: MinC prorroga o prazo de inscrições de propostas indicativas para a premiação

Devido à grande procura nos instantes finais do encerramento das inscrições, o Ministério da Cultura decidiu prorrogar até a próxima sexta-feira, 29 de julho, o prazo de entrega de propostas de indicações para a Ordem do Mérito Cultural (OMC), que pela primeira vez na história da premiação será realizada na Região Nordeste. As indicações podem ser feitas por quaisquer pessoas.

Neste ano, a cerimônia de condecoração da OMC acontecerá no dia 9 de novembro, no Teatro de Santa Isabel, em Recife (PE). O tema da edição 2011 é Pagu – Sonho-Luta-Paixão, homenagem a Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu (1910-1962). Musa inspiradora de alguns dos mestres da Semana de Arte Moderna de 1922, como Oswald de Andrade e Raul Bopp, a escritora e jornalista foi um dos expoentes do movimento antropofágico brasileiro, que viria na esteira do modernismo.

A Ordem do Mérito Cultural foi criada em 1995, pelo Ministério da Cultura, e é o reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira.

As condecorações são entregues anualmente, por ocasião do Dia Nacional da Cultura (5 de novembro). Desde sua criação até hoje, já foram entregues mais de 430 condecorações a personalidades nacionais e estrangeiras.

As indicações podem ser enviadas para o site do Ministério da Cultura, mediante o preenchimento do formulário específico disponível no endereço eletrônico do MinC ou pelos Correios, após download do documento, que deverá ser preenchido e encaminhado para o seguinte endereço:

Ordem do Mérito Cultural 2011
Ministério da Cultura
Assessoria de Comunicação Social
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar
CEP 70068-900 Brasília – Distrito Federal

Dúvidas e informações:
E-mail: omc2011@cultura.gov.br
Tels.: (61) 2024- 2406, com Eliane Rodrigues, ou 2024-2411, com Cleusmar Fernandes.

Indicações

Todas as pessoas podem fazer as suas indicações. Os indicados – personalidades, grupos, iniciativas e instituições que tenham contribuído para a Cultura brasileira – serão avaliados pela Comissão Técnica, constituída por gestores das Secretarias do Ministério da Cultura, que emitirá parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural.

Integram o Conselho da OMC a Ministra de Estado da Cultura, que o preside na qualidade de Chanceler, e os Ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência e Tecnologia.

(Comunicação Social/MinC)
(Foto: Site Oficial/Viva Pagu)