domingo, 24 de julho de 2011

Agassiz Almeida: Professor, Historiador, Promotor de Justiça, Ex-Deputado. Palestra em Piancó para um grupo seleto de intelectuais.

O ex-deputado Agassiz Almeida, Professor, Historiador e Promotor de Justiça, esteve visitando a cidade de Piancó neste final-de-semana, onde, atendendo convite do Procurador Paulo Barbosa de Almeida, Salviano Leite (Bica) e vereador Souzinha (PMN), fez palestra na Câmara de Vereadores, sobre o seu último trabalho, Cães e Homens: A Ditadura dos Generais, livro que será transformado em filme por Elinaldo Rodrigues e Erivaldo Barbosa.

Visita a casa de Socorro Montenegro

O ex-deputado ficou hospedado na residência de Dr. Paulo Barbosa e, após almoçar no hotel local, visitou várias residências históricas na cidade, dentre estas a casa do saudoso Antonio Leite Montenegro, onde hoje reside sua filha Socorro Montenegro.

Agassiz Almeida, Palestrante; Dr. José Bráulio Jr, Pres. da Câmara e Paulo Barbosa, Procurador de Justiça

A Palestra se deu na sede da Câmara Municipal, com ínicio às 19:00 h, e término às 22:00 h.

Presentes o presidente da Casa de Pe. Manuel Otaviano, Dr. José Bráulio Júnior; Promotor de Justiça Paulo Barbosa de Almeida; Salviano Leite; Socorro Montenegro; Dr. Geneton Carvalho; ex-vereador Joca Brasilino; professora Elicênia Pereira Leite; vereadores Pádua Leite (PT), Waguinho Brasilino (PP), Cotil (PP). O ex-deputado Agassiz Almeida [palestrante] se fazia acompanhar do historiador João Andrade.
Agassiz Almeida e Antonio Cabral

Entidades municipais, a exemplo da Ong SOS Rio Piancó, Projeto Cultural Mini-Biblioteca "Campo Novo", Casa da Cultura Pe. Manuel Otaviano, Associação de Moradores do Bairro Belo Horizonte, Prefeitura Municipal, dentre outras se faziam representar pelos seus membros.

Dr. Paulo Barbosa abriu o evento, com uma apresentação especial sobre o palestrante, em seguida a professora Elicênia usou da palavra para ler uma carta do ativista cultural Chico Jó, e em seguida Dr. Agassiz Almeida proferiu sua palestra.

O Filme

O filme se reporta a ditadura militar instalada no Brasil, com o Golpe Militar de 1964, movimento que começou com a deposição do presidente João Goulart, e terminou em 1985, com a eleição de Tancredo Neves.

Com ampla mobilização dos setores intelectuais, acadêmicos e entidades de apoio à cultura e à memória histórica do nosso país, como a Fundação Joaquim Nabuco, grupo “Tortura Nunca Mais”, Associação dos Anistiados Políticos, Memorial das Ligas Camponesas, foi aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Ancine – Agencia Nacional de Cinema, o filme documentário de longa metragem, “ Cães e Homens”, baseado no livro, A Ditadura dos generais, do escritor Agassiz Almeida, cuja direção está a cargo do cineasta Elinaldo Rodrigues.

O início das filmagens está projetado a partir do mês de agosto deste ano, com cenas se desenrolando na Paraíba, em virtude da criação das Ligas Camponesas, e que nelas participaram Francisco Julião, Pedro Fazendeiro, João Pedro Teixeira. A filmagem se estende a Pernambuco e a Ilha de Fernando de Noronha, inclusive o diálogo do prisioneiro Agassiz com os generais Justino Alves Bastos e Ednardo D Ávila Melo.

Do BlogdePiancó com O Anápolis