Dr. Edvaldo Leite de Caldas |
O ex-prefeito de Piancó, por três mandatos, advogado Edvaldo Leite de Caldas (PTB), consciente do seu papel de homem público e sempre atento ao que acontece em sua cidade, ficou deslumbrado com a iniciativa de um pequeno grupo de moradores que viram a necessidade de se fazer algo em pról da sua comunidade, para conscientizar os jovens sobre a realidade, retirando-os do álcool, das drogas, da prostituição, e criaram o Projeto Cultural Mini-Biblioteca "Campo Novo", que fica localizado no próprio bairro e aberta à toda comunidade. O ex-prefeito fez a doação de uma grande quantidade de volumes: história, literatura, etc; além de uma estante de aço para acomodar os exemplares. O espaço se tornou pequeno diante das muitas doações, e não existem mais estantes suficientes para expor todos os volumes doados. Alguns se encontram em caixas a espera de doações de estantes.
Sede - A luta agora é para consicentizar a comunidade no sentido de buscar nela apoio para a construção do espaço físico para instalar, em definitivo, a sede da Mini-Biblioteca. O terreno já se encontra disponível (03 x 10 m), bastando apenas que as pessoas colaborem com material de construção ou doação financeira, para que a obra de tijolo e cal se erga e dê espaço a este brilhante trabalho.
Mini-Biblioteca "Campo Novo" |
Desconfiança - Já se tornou praxe algumas pessoas usarem do artífico de que estão fundando uma entidade sem fins lucrativos, que não é caso da Mini-Biblioteca, para se locupletarem e dali tirarem o seu sustento e se intitularem dono da associação. Existem muitos exemplos onde o presidente de determinada organização não-governamental e "sem fins lucrativos", ganham muito dinheiro com a desculpa de que está fazendo algo positivo para sua comunidade, quando na verdade estão mesmo é se sustendo e aos seus, com o dinheiro público, sem prestarem contas do que arrecadam e sem deixar a população participar das decisões internas e externas da ONG. No caso do Projeto Cultural MNini-Biblioteca "Campo Novo", não há registro no CNPJ, não existe estatutos, não existe burocracia. O grupo todo comanda e tem resposnabilidade e, sempre que chega alguma doação, ela é exposta através do Blog de Piancó, para que todos tomem conhecimento.
Alguns se perguntam: - E se a Mini-Biblioteca fechar (acabar) para onde vai todos aqueles livros e estantes? Isso já foi decidido: Seria, no caso da sua dissolução, todo material repassado ou para a Biblioteca Firmino Ayres, pertencente ao Município, ou para outra entidade que tem o mesmo objetivo cultural. Com os organizadores, com certeza não ficará. Pois pertence a comunidade.
Do BlogdePiancó com Mini-Biblioteca