Composição da Mesa |
O Primeiro Seminário e Festa do Arroz Vermelho do Vale do Piancó, teve início ontem (03) às 9:00 horas e término às 12:00 (meia noite), na cidade de Santana dos Garrotes, no espaço do Salão Paroquial, no Vale do Piancó, terra esta considerada a maior produtora deste produto na Paraíba.
O sistema FAEPA/SENAR-PB; e o Sindicato dos Produtores Rurais de Santana dos Garrotes, em conjunto com prefeituras, comércio regional e entidades outras, organizaram este evento para chamar a atenção das autoridades e do próprio produtor sobre o valor comercial e nutritivo do Arroz Vermelho.
O santanense Clementino Teotônio, um dos idealizadores do evento, foi homenageado pela idéia, quando da realização, no clube local, dao concurso da Rainha e Princesa do Arroz Vermelho.
Autoridades no Clube Local |
Quem abriu o enevento foi o presidente Mário Borba, que falou sobre a importancia daquele Seminário, onde se debateria os "gargalos" que impediam o pequeno, médio e grande produtor, de continuarem a produzir, em larga escala, o Arroz vermelho. Após sua fala, o professor Almeida Pereira falou da importância comercial e nutritiva do produto, e em seguida o representante do Ministério da Agricultura, Manoel Mota, dissertou sobre o registro do produto no INPI, para a aquisição de um selo de qualidade (IG), onde se valorizaria, comercialmente, o produto Arroz vermelho.
Concurso Rainha e Princesa do Arroz Vermelho
Após o encerramento do Seminário/Palestra, com comidas típicas preparadas a base de Arroz vermelho e consumidas pelos presentes, houve um debate entre os produtores e, às 17:00 horas, encerrou-se a parte de debates. Às 9:00 hora, no clube local, uma festa animou a cidade, com músicas "pé de serra", valorizando sempre a cultura da região. Várias garotas participaram do evento, concorrendo ao título de Rainha e Princesa do Arroz Vermelho, onde as escolhidas foram agraciadas com um prêmio em dinheiro. Por volta de meia-noite encerrou-se toda a programação, com o compromisso de, no próximo ano, todos estarem juntos novamente.
O evento foi registrado pelo Blog de Piancó, Blog do Arroz Vermelho, Blog da Casa da Cultura Pe. Manuel Otaviano, Paulo Foto Digital e jornalistas e fotógrafos da FAEPA/SENAR-PB.
Imagens/Créditos: Antonio Cabral